quinta-feira, 10 de abril de 2008

CLIQUE AGORA!!!

BIOREPELENTES: UMA ALTERNATIVA PARA ALÉRGICOS, GESTANTES E BEBÊS:
http://cienciaseartes.blogspot.com/search?updated-min=2008-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=8


CÉLULAS, TEORIA E PRÁTICA ARTÍSTICA: http://cienciaseartes.blogspot.com/2008/04/atividades-plsticas-para-cincias.html

ARTIGO SOBRE ORGANOCLORADOS NA CADEIA ALIMENTAR:
http://cienciaseartes.blogspot.com/2008/03/cadeia-alimentar-jogos-interativos.html

DENGUE: TODOS OS DETALHES SOBRE A DOENÇA.
http://cienciaseartes.blogspot.com/2008/03/cuidado-com-dengue.html

E BREVE: ATIVIDADE PLÁSTICA PARA 7o. e 8o. ANOS SOBRE OS PESTICIDAS NA CADEIA ALIMENTAR (JOGOS E H.Q.) E CAMPANHA PUBLICITÁRIA SOBRE A DENGUE NO PAÍS (REVISTA ILUSTRADA).

ATIVIDADES PLÁSTICAS PARA CIÊNCIAS



MAQUETE DE CÉLULA ANIMAL



MAQUETE DE CÉLULA VEGETAL




CLIQUE!!

RECEITAS DE BIOREPELENTES, ATIVIDADE PLÁSTICA: PRODUÇÃO DE EMBALAGEM DE BIOREPELENTE, CRIAR LOGOTIPO, COMPOSIÇÃO VISUAL E DIAGRAMAÇÃO.
PRÁTICA PLÁSTICA SOBRE O TEMA CÉLULAS: O USO DE TÉCNICAS DE MODELAGEM E PINTURA PARA MAQUETE DAS CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL.

http://cienciaseartes.blogspot.com/search?updated-min=2008-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=8

quarta-feira, 2 de abril de 2008

PREVENÇÃO À PICADAS DE INSETOS E RECEITAS DE BIOREPELENTE


Ilustração acima: Neem, originária da Índia.

O repelente natural vem ganhando popularidade com as sucessivas notícias sobre os perigos dos repelentes químicos que atingem principalmente as pessoas com asma ou rinite.




A citronela, planta parecida com a erva-cidreira, emana um odor ofensivo para os insetos e é certamente o repelente natural mais comum, sendo utilizado desde 1882. A citronela pode ser utilizada de várias formas:
Corpo
Coloque de 6 a 8 gotas do óleo de citronela na água do banho ou caso queira aplicá-lo diretamente sobre a pele lembre-se de diluí-lo com óleo de amêndoa, uva ou camomila.
Casa-
Hoje em dia é muito fácil encontrar sprays e incensos à base de citronela. O óleo pode ser utilizado em difusores, tendo o cuidado de ligá-lo algumas horas antes do ambiente ser utilizado já que por ser cítrico o óleo pode causar irritação ou mal estar.
Jardim -
as velas são muito utilizadas em ambientes abertos como repelentes de pernilongos e outros insetos, sendo mais eficazes quando colocadas em locais onde a movimentação de ar é relativamente pequena. No vaso ou no canteiro, a citronela não requer maiores cuidados. Ela atinge cerca de 1 metro de altura e diâmetro e é de fácil multiplicação.

ÓLEOS ESSENCIAIS

Os óleos essenciais como cedro, gerâneo, tea tree e lavanda são componentes de vários repelentes naturais e a razão do funcionamento deles é ligada à possibilidade de serem uma proteção da própria planta contra seus predadores.
Os óleos essenciais de menta, cânfora, eucalipto, canela e cravo são repelentes usados pela Medicina Tradicional Chinesa. Como este óleo tem um forte odor, geralmente são combinados com óleos como o de limão, laranja, e hortelã para amenizar o aroma.
Reaplique o óleo frequentemente sem jamais ingerí-lo ou espirrá-lo nos olhos.


Aqui vai uma receita que pode deter os insetos utilizando os óleos essenciais:

100 gotas de óleo essencial de jojoba
100 gotas de óleo essencial de gerâneo
50 gotas de óleo essencial de cedro
50 gotas de óleo essencial de sândalo
50 gotas de óleo essencial de lima
50 gotas de óleo essencial de pinho
60 ml de vodka

Coloque esta mistura em um recipiente com borrifador e use nos cômodos de sua casa.
Esta receita é de um repelente para você:

1 colher (sopa) de vodka
5 gotas de óleo essencial de citronela
100 ml de água destilada

Coloque a vodka e o óleo essencial em um tubo com borrifador e misture. Acrescente água e misture novamente. Aplique antes de sair para se proteger contra os insetos.
Na Índia, o óleo de nim (neem) vem sendo usado pelos fazendeiros para deter os insetos. O óleo da semente da grande árvore do nim é um ingrediente muito comum utilizado na Medicina Ayurvédica, em loções, sabonetes, xampus e até espermicidas. Os repelentes ayurvédicos de nim em óleo básico são geralmente seguros para a aplicação externa. O óleo de nim não deve ser ingerido. Na tradição indiana, as folhas de um tipo de louro penduradas na cozinha ou esmagadas e salpicadas sobre a comida pode reduzir o ataque de insetos.
Lembre-se que muitas ervas e temperos comprados em supermercados podem ter sidos irradiados , e os terapeutas ayurvédicos acreditam que desta maneira o "prana"ou força da vida das ervas pode ser destruído.
Alguns terapeutas também acreditam que a ingestão de vitamina B, alho e levedo de cerveja pode ajudar a repelir os insetos. Quando ingeridos em forma de cápsulas podem fazer efeito após 24 horas.
Visite a página: http://www.planetanatural.com.br

• REPELENTE ANDIROBA C/ CITRONELA:

• Combinação dos óleos de andiroba, eucalipto e citronela, colocados em pastilhas de celulose. COMPOSIÇÃO:
a) Óleo de andiroba (Carapa guianensis): repelente natural de insetos, sem contra indicações, extraído das sementes de árvore amazônica;
b) Óleo de eucalipto (Eucalyptus sp.): repelente natural de insetos, aromatizador de ambientes, descongestionante do peito e normalizador da respiração;
c) Óleo de citronela (Cymbopogon nardus): repelente natural de insetos e aromatizador de ambientes.


OLÉO ESSENCIAL DE CITRONELA

Repelem borrachudos e pernilongos.
Pode ser usado ao sol.
Modo de usar: Aplique nas regiões do corpo que fiquem expostas.

Neem
Neem é uma árvore originária da Índia. Possui propriedades inseticidas, medicinais, anti-séptica, cicatrizante e imunoestimulante.
Como efeito inseticida, o Neem age rompendo ou inibindo o desenvolvimento de ovos e larvas, bloqueando a mudança de pele das larvas e ninfas, inibindo o acasalamento e a comunicação sexual, repelindo larvas e insetos adultos, evitando que a fêmea ponha os ovos e impedindo a alimentação.

site de referência: www.natuessence.vilabol.uol.com.br