domingo, 11 de maio de 2008

RECICLAGEM: A SAÍDA DO PLANETA!


Aproximadamente em 1988 a garrafa descartável feita com polietileno tereftalato - ou PET, como conhecemos - surgiu como opção leve e barata para substituição das pesadas e de alta manutenção, garrafas de vidro. Infelizmente, não foi lançada em conjunto com as embalagens uma solução para o recolhimento e reutilização das mesmas, muito menos reciclagem.

O Brasil produz anualmente cerca de 3 bilhões de garrafas PET, um produto 100% reciclável, mas o volume de reciclagem atualmente beira os 50%. Isso significa na prática que pelo menos 1 bilhão e meio de plástico não-biodegradável é descartado no meio ambiente por ano, o que significa algumas centenas de anos para absorção na natureza.


Existem diversos projetos de recolhimento de PET para reciclagem no Brasil, que são utilizados tanto na geração de outros produtos como brinquedos, móveis, arte e até barcos, como também são triturados e reprocessados para darem origem a novas garrafas e outros objetos feitos com polietileno. A grande vantagem, além da óbvia preservação do meio ambiente, é o custo. Uma garrafa de polietileno reciclado custa cerca de 40% menos que a tradicional e a maneira como a reciclagem é feita elimina qualquer possibilidade de contaminação ou queda na qualidade do produto final. É uma perfeita garrafa PET, só que a matéria-prima já veio semi-pronta.




Ainda existem também as mentes criativas do povo brasileiro, capazes de inventar coisas como um aquecedor de água feito com material reciclado, iluminação interna aproveitando o sol e feita com garrafas PET, móveis baratos, resistentes e confortáveis feitos com garrafas e suportes para plataformas flutuantes, economizando na madeira antes utilizada. Valem cada clique.



Quer saber mais?
ABIPET
Recicloteca
Recicláveis : Negócio
Ambiente Brasil : Produção, consumo e reciclagem de PET no Brasil
http://tecnocracia.com.br

ATIVIDADES COM GARRAFAS PET




Com a proposta do Projeto Magia no Tempo, reslvi trabalhar com os alunos a casa do futuro, onde duas turmas de 38 alunos se apropriam das formas das garrfas pet e suas possibilidadzes construtivas para criar objetos que são utilizados em casa, inclusive fogões e microondas.
Justifico este trabalho como uma possibilidade de repensar o que fazemos todos os dias sem nos darmos conta: a destruição do meio ambiente.
Como a geração de jovens está respirando todas as informações possíveis sobre o assunto todos os dias, é colocar a cabeça pra funcionar e as mãos também.
Em grupos de 4 alunos, usamos o seguinte material:

Cerca de 40 à 50 garrafas pet (dependendo do objeto).
2 rolos de fita durex 5 cm.
Tesoura.
Tinta guache,1 pote de água, pincel e tecido para limpeza.



Primeiro desenharam o que poderiam criar, desde objetos de decoração até eletrodomésticos, projetando o passo-a-passo de cortes, montagem e acabamento.
Depois é a prática que fala mais alto, onde encontraram muitas possibilidadzes e limitações, mas não desanimaram e estão coordenando muito bem os trabalhos!