terça-feira, 4 de maio de 2010

BIODIVERSIDADE NA ESCOLA




BIODIVERSIDADE E ECO-ESCOLAS


Neste documento são apresentadas algumas informações que poderão ser úteis aos docentes das Eco-escolas e a todos os outros que queiram desenvolver trabalho na área da Educação Ambiental ou da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Se a sua Eco-escola tiver 8º ano de escolaridade, aconselhamos também a participação no Projecto “Escola na Natureza”, desenvolvido pelo ICNB nas áreas Protegidas, pois será uma forma de aprofundar os temas das Eco-escolas com especial ênfase na Biodiversidade. Recordamos também que 2010 será Ano Internacional da Biodiversidade.
Porque os temas não são estanques e porque é imprescindível que os alunos se apercebam que os seus comportamentos têm repercussões em vários sectores do ambiente, é importante que se tratem as questões da Biodiversidade em todos os temas abordados nas Eco-escolas. P. ex. os resíduos que abandonamos (no campo, nas praias…) são armadilhas para vários seres vivos; o carvão e o petróleo que hoje usamos (e desperdiçamos ao deixar a TV acesa quando ninguém a vê) são
resultantes da actividade de seres vivos que usaram o dióxido de carbono que hoje libertamos para a atmosfera; os esgotos são tratados por microrganismos; a agricultura conta com a ajuda de seres que controlam “pragas”; a biomassa é fonte de energia; os ecossistemas são reguladores do clima e os oceanos absorvem dióxido de carbono… Relembremos também que os seres vivos e os ecossistemas são a fonte de matérias-primas essenciais para a nossa sobrevivência e actividades económicas.

Como se pode constatar são muitas as formas como se pode começar a abordagem da
Biodiversidade na escola, começando até pelos nomes dos alunos. Apelidos como “Silva” – floresta; “Teixeira” – zona com teixos; “Ardila” – esquilo; “Carvalho” – o género mais característico de árvores do continente; “Matos”; “Pereira” – é bom não esquecer que as pereiras
que hoje consumimos têm a sua origem em pereiras bravas; “Figueira” – uma planta mediterrânica;e tantos outros apelidos (e nomes de localidades) são uma pequena prova de como a biodiversidade é imprescindível à vida humana.

Nenhum comentário: